sexta-feira, 16 de março de 2012


Maravilha (planta)

Maravilha (Mirabilis jalapa) é uma planta ornamental que disponibiliza a variedade de cores como a cor vermelha, rosa, amarela, branca etc. Em seu nome, Mirabilis, dolatim, significa maravilha ou admirável, e Jalapa é um nome de uma cidade mexicana, mas dizem que essa planta tem sido exportada a partir dos Andes Peruanos, em1540. 

Cores das flores

Um aspecto curioso desta planta é que as flores de diferentes cores podem ser encontradas simultaneamente em uma mesma planta. Além disso, uma flor sozinha pode ter manchas de cores diferentes. Outro ponto interessante é um fenômeno de mudança de cor, por exemplo, as flores amarelas, quando a planta amadurece, elas podem mudar gradualmente para uma cor rosa escura. Da mesma forma, as flores brancas podem mudar a luz violeta.
As flores são polinizadas pelas mariposas de língua longa da família Sphingidae e outros polinizadores noturnos atraídos pela fragrância.

Habitat e Cultivo

Maravilha origina da América do Sul tropical, mas tornou-se naturalizado em todas as regiões tropicais e regiões temperadas. Em regiões de clima temperado muito frias, maravilha morre nas primeiras geadas, replantar na primavera seguinte, a partir das raízes tuberosas. A planta vive bem em pleno sol. Ela cresce para cerca de 0,9 m de altura. As sementes são esféricas, enrugadas e pretas, que no princípio era amarelo-esverdeado.

Usos

As flores são usadas na coloração do alimento. As folhas podem ser comidas cozidas bem, mas apenas como um alimento de emergência.
Um corante comestível vermelho é obtido a partir das flores para colorir bolos e geléias. Na medicina herbal, as partes da planta pode ser usado como um diurético, purgativo, e para cicatrização. A raiz é considerada afrodisíaca, mesmo assim como diurético e laxante. É usado no tratamento de edema.
As folhas são usadas para reduzir a inflamação. Uma decocção deles (brassagem e fervura) é usado para tratar abcessos. Suco das folhas podem ser usadas para tratar feridas. Em pó, as sementes de algumas variedades são usadas como um cosmético e um corante. As sementes são consideradas venenosas.




Sem comentários:

Enviar um comentário

Seguidores